Última hora

Vila do Conde é uma das seis cidades com o ar mais poluído

13 Maio 2016
Vila do Conde é uma das seis cidades com o ar mais poluído
Local
0

Vila do Conde é uma das seis cidades portuguesas que excede, segundo a Organização Mundial de Saúde, o limite de poluição no ar.
Em Portugal, Ílhavo, com 15 microgramas por metro cúbico, Albufeira, com 14, Coimbra, com 12, Faro, Lisboa e Vila do Conde, as três com 11, foram as cidades que ultrapassaram, em 2014, o limite de 10 microgramas por metro cúbico estipulado pela OMS para as partículas finas PM2.5.
A poluição do ar é causada por várias substâncias, como as partículas finas PM2.5, que podem entrar no aparelho respiratório e, segundo a OMS, constituem um risco para a saúde e fazem aumentar a mortalidade, criando infeções respiratórias, cancro do pulmão ou problemas cardiovasculares.
“A poluição do ar é uma importante causa de doença e morte”, disse a diretora-geral adjunta da OMS para a Saúde da Família, da Mulher e da Criança, Flavia Bustreo, aplaudindo o facto de o número de cidades que monitoriza a qualidade do seu ar ter quase duplicado desde 2014.
“Quando o ar sujo cobre as nossas cidades, as populações urbanas mais vulneráveis – os maios novos, os mais velhos e os mais pobres – são os mais afectados”, acrescentou a responsável, citada num comunicado da OMS.
Se a mesma avaliação for feita com base nos limites fixados pela União Europeia, duas vezes e meia superiores ao limite da OMS, 25 microgramas por metro cúbico para o poluente PM2.5, todas as 6 cidades cumprem.