Última hora

Lavar as mãos: a medida mais simples de combater a infeção!

25 Maio 2016
Lavar as mãos: a medida mais simples de combater a infeção!
Opinião
0

O Dia Mundial da Higiene das Mãos teve lugar a 5 maio e foi criado pela Organização Mundial de Saúde para chamar a atenção para a importância da higienização das mãos. O simples e rápido ato de lavar as mãos com sabão impede em 40% a incidência de infeções tais como a diarreia, gripe, resfriado, erupções e doenças de pele, dores de garganta, infeções no ouvido e estômago. Muitos fungos e germes acumulam-se nas mãos e são facilmente transmitidos a outras pessoas. Além de prevenir e atenuar as infeções, o hábito de lavar as mãos com sabão fomenta a segurança dos doentes, profissionais e de todas as pessoas com as quais se contacta no dia-a-dia.

1 – Porque é que a higiene das mãos é importante?

O contacto é a via de transmissão mais comum de germes através das mãos. A maioria dos germes são inofensivos para o ser humano mas alguns podem provocar doenças.
Lavar as mãos corretamente com água e sabão é a forma mais simples e eficaz de se ajudar a reduzir a transmissão da infeção e proteger-se a si e aos que o rodeiam.
É de vital importância que as crianças saibam os benefícios e a importância da correta lavagem das mãos. Encorajá-las a lavar as mãos na altura certa vai ajudar a garantir que esta prática se vá tornar um hábito ao longo da vida.

2 – Como lavar as mãos?

Uma lavagem correta das mãos demora entre 40 a 60 segundos. É o mesmo tempo que levamos a cantar “Parabéns a você” duas vezes seguidas.
Para que toda a superfície das mãos fique bem higienizada, deve-se ter em conta os seguintes passos:
1 – Molhar as mãos e aplicar quantidade adequada de sabão;
2 – Esfregar a palma das mãos uma na outra;
3 – Colocar a palma de uma mão sobre o dorso da outra e esfregar entre os dedos e, depois, repetir o movimento com a outra mão;
4 – Com as palmas unidas, esfregar o espaço entre os dedos;
5 – Esfregar a parte de cima dos dedos na palma oposta;
6 – Esfregar o polegar com a mão oposta, em movimento circular. Depois, fazer o mesmo com o outro polegar;
7 – Com a ponta dos dedos, fazer movimentos circulares sobre a palma da mão oposta;
8 – Enxaguar;
9 – Secar as mãos com papel descartável. É recomendado que se use o papel para abrir e fechar a torneira. Outra opção é lavá-la com água e sabão antes de lavar as mãos. Assim pode ser fechada enquanto se percorrem todos os passos e voltar a abrir no final.

Existem vários esquemas para se colocar junto aos lavatórios para ajudar a interiorizar todos os passos, faça pesquisa na internet e coloque junto do seu lavatório em casa e no trabalho!
A utilização de solução alcoólica é a outra alternativa para a higienização das mãos. Estão disponíveis no mercado diferentes apresentações, convém ter em atenção a sua composição, pelo menos 60% de álcool e de preferência optar por um produto que possa ter hidratante associado. Os passos para uma correta utilização da solução alcoólica são iguais aos descritos para a lavagem.
Todavia, quando as mãos estiverem nitidamente sujas ou engorduradas, deve ser dada preferência à lavagem com água e sabão.

3 – Quando lavar as mãos?

Lavar as mãos deve fazer parte da rotina de todos nós, alguns dos momentos em que esta prática nunca deve ser esquecida:

– Antes de comer ou manusear os alimentos;
– Após ter utilizado a casa-de-banho;
– Após assoar o nariz, tossir ou espirrar;
– Após tocar em animais ou nos seus dejetos;
– Após manusear resíduos;
– Após mudar fraldas;
– Antes e após tocar em doentes ou feridas;
– Antes e após visitar uma enfermaria.

Em todos os momentos em que possa haver um risco potencial de infeção (nomeadamente, após permanência em locais onde haja aglomerado de pessoas, locais com pouco arejamento ou ventilação, após manusear objetos sujeitos a grande manipulação, como seja dinheiro, telefones públicos, maçanetas, entre outros).
Os profissionais de saúde no seu dia-a-dia profissional têm de higienizar as mãos frequentemente e além dos momentos atrás descritos, têm também noutros, como por exemplo, antes e após contacto com os utentes/doentes, após contacto com produtos contaminantes, após contacto com materiais e equipamentos que rodeiam o utente/doente, antes de técnicas assépticas, antes e após usar luvas. Por isso, se quando estiver com um profissional de saúde constatar que este frequentemente lava as mãos ou utiliza solução alcoólica, é porque se preocupa com o seu bem-estar e com o controlo da infeção.

Por fim, a mensagem que hoje queremos deixar é: Lavar as mãos salva vidas!
A higienização das mãos quer através da lavagem ou desinfeção, é uma prática muito simples e deve ser recorrente no dia-a-dia, sendo fundamental que cada pessoa analise os riscos a que esta sujeita quer na sua vida profissional, quer em casa, de maneira a que a transmissão da infeção seja minimizada ou neutralizada.

Ana Sofia Portela

USF Aqueduto