Última hora

Golfinhos passeiam pelo mar de Vila do Conde

2 Maio 2016
Golfinhos passeiam pelo mar de Vila do Conde
Local
0

Cerca de uma dezena de golfinhos passeou, na manhã da sexta feira passada, durante cerca de meia hora, pela foz do rio Ave, em Vila do Conde.
O momento foi captado por Eduardo Lagoa, da Azurara Surf School, na praia de Azurara, próximo da foz do rio Ave, revelando que “os golfinhos surgiram à tona da água pouco depois das 10 horas”.
Esta não é a primeira vez que se avistam golfinhos junto à foz do rio Ave, mas o fenómeno não é frequente, embora um grupo de três ou quatro golfinhos tenha sido avistado na mesma zona há cerca de dois anos atrás.
Os golfinhos são nadadores privilegiados e, às vezes, saltam até cinco metros acima da linha de água, podem nadar a uma velocidade de até 40 Km/h, mergulhar a grandes profundidades e têm a capacidade de nadar milhares de quilómetros. A sua alimentação é feita à base de peixes e lulas. Podem viver de 20 a 35 anos e dão à luz uma cria de cada vez. Vivem em grupos, são animais sociáveis, tanto entre eles, como com outros animais e humanos.
O video dos golfinhos a passearem pela foz do rio Ave pode ser visto na página de Facebook da Escola de Surf de Azurara.