Última hora

Fátima e o Mundo

12 Maio 2016
Fátima e o Mundo
Opinião
0

Desde a primeira aparição aos pastorinhos, na Cova da Iria, no já longínquo ano de 1917 que Fátima se transformou Altar do Mundo.
Na verdade, Fátima é o centro da atenção e concentração dos católicos de todo o mundo, que nos dias 12 e 13 de maio de cada ano, ali acorrem para rezar e pedir à Virgem que socorra e vele pelos seus entes queridos.
Verificam-se, no dia-a-dia, manifestações de fé para com Nossa Senhora de Fátima. Inúmeras visitas ao Santuário e ali se proclama, desde a primeira aparição, uma afervorada e inquestionável manifestação da fé.
Também já fui peregrino, por duas vezes, a Fátima, com dois grupos diferentes, e testemunhei o carácter e a nobreza com que esses peregrinos enfrentam seis dias de dura caminhada.
A Fátima prometi ir, em agradecimento à Virgem, por ter intercedido na cura da doença que, por duas vezes, padeceu o meu pai.
Se a fé é que nos move, nos faz subir montes e percorrer grandes vales, é no espírito de entreajuda dos companheiros de viagem que aprendemos, mais ainda, o significado da amizade.
Ao longo do caminho da peregrinação fomos registando, para memória futura, os passos dados, os contactos tidos, as amizades feitas e o sofrimento partilhados.
Deixo aqui um apelo à nossa Autarquia para que possa disponibilizar, em parceria com as instituições do nosso concelho, espaços para os peregrinos pernoitarem, no trajeto pela nossa terra, com as comodidades possíveis, solicitando, se possível até, ajuda voluntaria de médicos, enfermeiros e massagistas.
Se a nossa terra é reconhecida pelo bem receber, aqui fica a sugestão de “emprestar” aos peregrinos a nossa modesta ajuda.
Também senti essa “ajuda” nas inúmeras terras por onde passei.
Um bem-haja e boa sorte aos peregrinos que, como um dia disse; E por quem eu prometi,/Ajoelhado aos pés do Senhor,/ Por Ele eu sempre senti,/ Amparo, respeito e amor.
Pai, que Deus te tenha em bom lugar, pois por ti prometi e fui a Fátima por duas vezes, onde cheguei, rezei e agradeci pela graça de ter comigo ainda muitos anos com saúde e alegria.

Artur Bonfim