Última hora

Tornado faz estragos na freguesia de Vila Chã em Vila do Conde

11 Abril 2016
Tornado faz estragos na freguesia de Vila Chã em Vila do Conde
Local
0

Por volta das 7H40 deste domingo, 10 de abril, o tempo estava “relativamente calmo” em Vila Chã, Vila do Conde, descreve o produtor de leite José Inácio, que contou ao Renovação ter ouvido um trovão e um estrondo.
“Estávamos na ordenha da manhã, ouvimos um estrondo, viemos à vacaria ver o que se passava e era uma nuvem de pó”, disse o proprietário da vacaria, construída em 1988 e ampliada várias vezes desde então.
José Inácio sublinha que o seu caso é o mais grave de todos na vizinhança, mas os vizinhos também foram atingidos por aquilo a que chamam “um tornado com consequências na ordem das dezenas de milhares de euros”.
Em nenhuma das três propriedades houve pessoas feridas, mas numa das vacarias “um ou dois animais” sofreram ferimentos superficiais, tendo uma parede com mais de 20 metros de comprimento e dois e meio de altura derrubada pela força do vento.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) disse hoje que os relatos e as imagens dos estragos causados pelo vento forte em Vila Chã, Vila do Conde, são compatíveis com um tornado.
“Os estragos relatados e apresentados nos meios de comunicação social são compatíveis com a ocorrência de um tornado na região. Uma análise mais aprofundada dos impactos e observações permitirá efetuar uma classificação mais detalhada do fenómeno, em particular, de qual a sua intensidade”, pode ler-se no comunicado emitido pelo IPMA.
O IPMA realçou “que, tratando-se de um tornado, a sua intensidade será definida na escala de Fujita (entre F0 e F5) ou na escala de Fujita modificada, chamando-se à atenção que não existe uma classificação de minitornado”.
De acordo com a descrição do instituto, “na região de Vila Chã, em Vila do Conde, próximo das 08:00 locais deste domingo, verificaram-se estragos em estruturas, na sequência da passagem de uma superfície frontal fria de forte atividade, com supercélulas embebidas”.
A Presidente da Câmara de Vila do Conde, Elisa Ferraz, esteve no local e afirmou que “a Câmara Municipal desenvolverá todos os esforços junto do Ministério da Agricultura, para que sejam avaliados quais os apoios disponíveis para ajudar os agricultores gravemente lesados com esta inesperada ocorrência”.
Os proprietários aguardam a avaliação dos estragos pelas entidades competentes.