Última hora

Os Delfins têm certificado do ISN para a formação de nadadores-salvadores

6 Abril 2016
Os Delfins têm certificado do ISN para a formação de nadadores-salvadores
Local
0

Os Delfins, Associação de Nadadores Salvadores de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, estão preocupados com a segurança das praias na próxima época balnear, uma vez que quase não têm inscritos para os cursos de nadador salvador.
Para assegurar a vigilância em todas as praias de Vila do Conde e Póvoa de Varzim são precisos cerca “150 profissionais e atualmente apenas 12 estão aptos e disponíveis para exercer a função e há, ainda, 43 que podem pedir a reciclagem do cartão de nadador salvador”. De resto, “todos os que pretendam assegurar a vigilância nas praias das duas cidades têm de fazer a formação de nadador salvador”, defende Carlos Ferreira, presidente dos Delfins.
A associação aponta o aumento, para mais do dobro, do preço dos cursos, agora a cargo de entidades privadas, de 150 para 325 euros, “o que é incomportável para muitos dos interessados, nomeadamente os mais jovens”.
Carlos Ferreira salienta que os cursos, além de mais caros, são maiores e mais exigentes, pois “o curso passou para 150h e é muito mais exigente. Inclui 2400 metros de corrida, nadar e apneia.”
Os Delfins inverteram a situação e são, agora, uma Escola de Formação de Nadadores Salvadores Profissionais. A entidade de Vila do Conde e Póvoa de Varzim foi certificada pelo Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) e, a partir de agora, garante a formação de nadadores-salvadores a nível nacional.
Os Delfins vão praticar nos cursos de nadador salvador os preços que a Autoridade Marítima pratica, 150 euros.
O valor da inscrição do curso, 150 euros, será devolvido aos nadadores que trabalharem nesta época balnear com Os Delfins.
A Associação de Nadadores Salvadores vai ainda oferecer um curso de primeiros socorros certificados pela DGERT, criando estímulos para que os jovens interessados possam efetuar a inscrição.
O curso de nadador-salvador que Os Delfins promovem tem início marcado para o próximo dia 11 de abril.