Última hora

Furto de carros dispara em Vila do Conde e na Póvoa de Varzim

4 Abril 2016
Furto de carros dispara em Vila do Conde e na Póvoa de Varzim
Local
0

O distrito do Porto é líder no País nos furtos de carros e Vila do Conde e Póvoa de Varzim são os concelhos onde esta tendência mais se acentuou em 2015.
Vila do Conde e a Póvoa de Varzim foram os concelhos no Distrito do Porto que no ano passado registaram maior subida no número de furto de veículos, segundo dados da Direção-Geral da Política da Justiça.
Em Vila do Conde a subida foi de 54,1 por cento e na Póvoa de Varzim de 31,1 por cento.
O concelho com mais roubos de carros é o Porto, onde ocorreram 668 furtos no ano passado.
O ranking dos furtos de viaturas teve uma reviravolta em 2015, com o distrito do Porto a destronar o de Lisboa na liderança.
É uma tendência que já não se verificava desde 2001, segundo a base de dados estatísticos da Direção-Geral da Política de Justiça (DGPJ), que concentra os registos de todas as autoridades policiais e detalha a distribuição geográfica dos crimes.
Esta estatística refere-se apenas aos casos de veículos que desapareceram, sem que os condutores se apercebessem, à porta de casa, em garagens ou outros locais de estacionamento. O “carjacking”, que implica ameaças e violência sobre os ocupantes, não está inserido na categoria dos roubos.
Há ainda o registo de um aumento de situações em que os ladrões usam dispositivos eletrónicos para ativar os veículos, sendo a BMW e a Renault algumas das marcas mais visadas.