Última hora

Curtas de alunos de Vila do Conde selecionadas para Festival de Vídeo Escolar

29 Abril 2016
Curtas de alunos de Vila do Conde selecionadas para Festival de Vídeo Escolar
Cultura
0

Cinco curtas-metragens de animação, realizadas por alunos de várias escolas do concelho de Vila do Conde, vão integrar a competição do Festival de Cinema de Vídeo Escolar – AÇÃO002!, a 10 e 11 de maio, no Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo.
Na categoria de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico para Melhor Filme de Animação concorrem as curtas-metragens “Aconteceu entre Retorta e Tougues”, de 2014, e “Remédio Marinho”, de 2015, que serão exibidas no primeiro dia do festival.
No dia 11 de maio, a concorrer para o Prémio de Melhor Filme de Animação do 3.º Ciclo, serão exibidas as curtas “Kinesis”, de 2015, realizada por alunos do 10.º e 11.º ano da Escola José Régio de Vila do Conde, sob orientação de Tânia Duarte e Ícaro; “Mar à Vila”, de 2014, da mesma escola, realizado sob orientação do realizador francês Bastien Dubois e “Os Bravos do Mindelo”, de 2015, da Escola Básica 2,3 D. Pedro IV.
Estes filmes foram realizados no âmbito do projeto educativo Animar.
O Festival de Cinema de Vídeo Escolar, AÇÃO002!, está integrado nos XVI Encontros de Cinema de Viana do Castelo e os filmes com o carimbo de Vila do Conde apresentados a concurso são uma produção da Curtas Metragens CRL, no âmbito do projeto educativo Animar, dirigido à comunidade escolar, que vai na 11.ª edição e tem como atividade central a exposição na Solar – Galeria de Arte Cinemática, aberta ao público todos os dias entre as 14h e as 18h.
A festa de encerramento da Animar 11, aberta ao público em geral, terá lugar a 5 de junho, no Teatro Municipal de Vila do Conde.