Última hora

Dia de Vila do Conde e 500 anos do Foral mais antigo da cidade

23 Março 2016
Dia de Vila do Conde e 500 anos do Foral mais antigo da cidade
Local
0

Vila do Conde celebra a 10 de setembro 500 anos de Foral do rei D. Manuel.
O Foral tinha, à época, uma enorme importância para a administração concelhia, pois nele estavam regulamentadas todas as taxas a pagar ao donatário, provenientes da agricultura, pesca ou comércio, bem como todas as questões de natureza jurídica.
Chegado aos dias de hoje em bom estado de preservação, o Foral de Vila do Conde está à guarda do Arquivo Municipal de Vila do Conde e vai estar em destaque ao longo de todo o ano de 2016.
No próximo dia 26 de março, sábado, comemora-se o Dia de Vila do Conde que assinala os 1063 anos sobre a data da mais antiga referência documental conhecida com o nome da cidade. A par desta comemoração, neste ano de 2016 celebram-se também os 500 anos do Foral de Vila do Conde.
Pelo facto deste ano o Dia de Vila do Conde coincidir com o sábado de Páscoa, esta efeméride será assinalada a 24 de março, às 21h30, no Teatro Municipal. Esta iniciativa marca o arranque das comemorações dos 500 anos do Foral, que se vão estender ao longo do ano com a realização de diversas ações.
No decorrer da sessão do Dia de Vila do Conde será entregue o Prémio Escolar Municipal aos melhores alunos do ano letivo 2014/2015, apresentado o Coro da Câmara Municipal, encerrando com o “Concerto n’Um porto para o Mundo” de Amélia Muge.
Para assistir ao “Concerto n’Um porto para o Mundo”, de Amélia Muge, é necessário levantar bilhetes no próprio dia, a partir das 20h30 no Teatro Municipal, até ao limite da lotação da sala.
De 24 a 26 de março a Loja Interativa de Turismo vai convidar os turistas e visitantes para uma degustação de pão doce tradicional e um porto de honra e vai oferecer um postal com a reprodução do Foral de Vila do Conde.
No dia 26, o Dia de Vila do Conde, o Posto de Turismo abre uma exposição sobre a identidade do concelho e o acesso a todos os museus locais é gratuito.
No Dia 26 de março, o acesso aos Núcleos Museológicos e Exposições é livre, das 10 às 18 horas.