Última hora

Coleções de Couto Soares Pacheco e José Lima em debate

17 Março 2016
Coleções de Couto Soares Pacheco e José Lima em debate
Cultura
0

No passado sábado, 12 de março, pelas 16h, o Centro de Memória de Vila do Conde recebeu uma conversa pública com Couto Soares Pacheco e José Lima, dois colecionadores de arte que têm em comum a vontade de partilhar e dar a conhecer ao público as obras que foram adquirindo ao longo do tempo e que agora colecionam.
Cada um dos colecionadores iniciou a sua coleção de arte por diferentes impulsos e motivações. Ao longo da vida, Couto Soares Pacheco e José Lima reuniram centenas de obras de arte, de um enorme valor financeiro e um ainda maior particular valor afetivo, o que faz com que sejam considerados nomes incontornáveis da cena artística, sendo frequentemente comparados a colecionadores como Peggy Guggenheim ou Joe Berardo.
Couto Soares Pacheco e José Lima estiveram presentes numa conversa orientada pela responsável do Centro de Memória de Vila do Conde, Laura Garrido, que contou com a presença da vereadora da Câmara de Vila do Conde com o pelouro da educação e do ambiente, Lurdes Alves.
Nesta conversa foram tornados públicos os detalhes destes colecionadores de arte, que falaram, na primeira pessoa, da sua relação com a arte e com a sua coleção, do modo como cada uma delas se desenvolve e como a intuição e o gosto os influenciam no momento da aquisição de uma obra.
Couto Soares Pacheco é médico, nascido no Porto, Vilacondense por adoção, e tem, neste momento, patente no Centro de Memória de Vila do Conde uma exposição de parte do seu espólio intitulada “Coleção Dr. Couto Soares Pacheco – uma seleção”.
José Lima, empresário da indústria do calçado e detentor de uma das maiores coleções de arte contemporâneas em Portugal, de S. João da Madeira, que se auto intitula “sapateiro”, vê, desde de 2013, a sua coleção exposta no núcleo de arte da Oliva Creative Factory, em São João da Madeira.