Última hora

Palacete Melo gera debate na Assembleia Municipal de Vila do Conde

2 Março 2016
Palacete Melo gera debate na Assembleia Municipal de Vila do Conde
Política
0

A conversão do Palacete Melo numa Pousada da Juventude foi um dos assuntos principais da Assembleia Municipal de Vila do Conde da passada segunda feira, 29 de fevereiro.
A escrutínio estava a autorização para a realização da despesa e a assunção de compromissos plurianuais e o ponto acabou por ser aprovado por maioria, apenas com os votos favoráveis do Partido Socialista, contra todos os partidos da oposição.
Luís Vilela, do PSD, é “contra a forma como está a ser tratado todo o processo e não contra a instalação de uma Pousada da Juventude, no entanto, se pudesse escolher não era este o destino que dava ao edifício”.
Alexandre Raposo, do CDS-PP, diz que não conhece o projecto, por isso votou contra e salientou que “as Pousadas da Juventude apresentaram 9.8 milhões de euros de prejuízo no ano passado”, por isso receia que “Vila do Conde invista num equipamento que não venha a ter rentabilidade”.
Pedro Martins, da CDU, diz que “para ter uma posição tem que conhecer primeiro o projecto”. O deputado salienta que “apenas se sabe quanto o projeto vai custar” e “embora concorde que os edifícios históricos têm que ser restaurados e convertidos para novos usos, é preciso fazer as coisas de forma planeada”.
A recuperação do Palacete Melo para a instalação de uma Pousada da Juventude foi um dos assuntos em destaque na última Assembleia Municipal de Vila do Conde, pois a autarquia vilacondense quer abrir concurso público para a contratualização da empreitada, orçada em mais de 1 milhão de euros.
O assunto acabou por gerar debate, uma vez que os partidos da oposição consideram que desconhecem o projecto.
O presidente da Assembleia Municipal de Vila do Conde, Mário Almeida, declara que é “a favor da preservação do Palacete Melo, mas contra a instalação de uma Pousada da Juventude neste edifício”. Mário de Almeida diz que se preocupa “primeiro com os vilacondense e só depois com aqueles que são de fora”, por isso “preferia outra utilização, como um Centro Inovador para a Juventude, um Centro Municipal da Terceira Idade, uma Universidade Sénior, um Museu do Mar ou da Criança”.
Elisa Ferraz discorda e garante que “faz todo o sentido instalar no Palacete Melo uma Pousada da Juventude, faz todo o sentido colocar Vila do Conde na rota dos movimentos dos jovens, porque é importante para o plano estratégico do desenvolvimento do turismo em Vila do Conde”.
No período antes da ordem do dia, o PSD apresentou uma declaração política sobre os últimos desenvolvimentos da contestação de um grupo das Caxinas contra a construção de um prédio a norte da Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes. A CDU apresentou uma Moção sobre a extinção da ESEIG, que foi aprovada com 10 abstenções. Sobre o mesmo assunto, o CDS-PP apresentou uma recomendação a pedir a intervenção da Câmara no caso da ESEIG, aprovada por unanimidade, o PSD apresentou uma declaração política e o PS apresentou uma Moção que também foi aprovada com 12 abstenções. O Partido Socialista apresentou uma Moção contra o encerramento do posto da PSP das Caxinas e Poça da Barca, documento que foi aprovado por unanimidade.
PSD e CDU apresentaram um voto de louvor pelo reconhecimento à atleta de Vila do Conde Ester Alves. Os documentos acabaram por ser fundidos e, depois de votados, aprovados por unanimidade. Outro voto de louvor, apresentado pelo PSD, também aprovado por unanimidade, foi em reconhecimento pelo sucesso desportivo do bailarino de Vila do Conde Frederico Loureiro, assim como as Moções da CDU pelo Dia Internacional da Mulher.
A Assembleia Municipal aprovou, ainda, por unanimidade, o Voto de Pesar pela morte do pescador Arlindo Rajão, apresentado pelo PSD, a que se seguiu um minuto de silêncio.