Última hora

Vila do Conde tem o 1.º Equipamento Inteligente para a Gestão de Resíduos

3 Fevereiro 2016
Vila do Conde tem o 1.º Equipamento Inteligente para a Gestão de Resíduos
Local
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde inaugurou esta manhã o 1.º equipamento inteligente para a Gestão de Resíduos a nível nacional.
O ecoponto com tecnologia própria para a separação e deposição seletiva dos resíduos foi lançado por iniciativa da autarquia, em parceria com a Lipor e a Sociedade Ponto Verde, está instalado no Mercado Municipal Eng.º Duarte Pacheco, em Vila de Conde, junto à paragem de autocarros da Rua 5 de outubro.
O 1.º Equipamento Inteligente para a Gestão de Resíduos é uma solução disponibilizada para os Grandes Produtores de Resíduos – estabelecimentos comerciais – que são os elementos identificados como os produtores com maior potencial de separar e encaminhar corretamente os resíduos produzidos.
Com o arranque deste projecto, o Município de Vila do Conde pretende ser referencial de Inovação e Sustentabilidade na Gestão de Resíduos, promovendo boas práticas e envolvendo toda a comunidade na correta separação e valorização para posterior reciclagem.
Depositar papel e cartão, plásticos ou vidros neste ecoponto só é possível aos titulares de um cartão magnético, com código de acesso, atribuído pela autarquia e que pode ser requerido no quiosque interativo do Mercado Municipal de Vila do Conde.
Elisa Ferraz, Presidente da Câmara vilacondense, sublinha que, com este projeto, “Vila do Conde pretende ser uma referência de inovação e sustentabilidade na gestão de resíduos, promovendo boas práticas e envolvendo toda a comunidade na correta separação e valorização”.
Aires Pereira, Presidente do Conselho de Administração da Lipor, salienta as potencialidades deste equipamento e defende que “a utilização do equipamento tem como vantagem permitir, motivar e sensibilizar as pessoas para a necessidade da separação dos resíduos”.
Com este projecto, através da utilização de um dos 420 cartões disponíveis, o utente e os serviços municipais da Câmara de Vila do Conde vão poder monitorizar a produção de resíduos de cada utilizador e, no futuro, criar um programa de incentivo, em forma de benefício, para quem mais resíduos depositar para reciclagem.