Última hora

Quota da sardinha deve manter-se em 2016

16 Fevereiro 2016
Quota da sardinha deve manter-se em 2016
País
0

Segundo Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar, a quota da sardinha deverá manter-se nas 13.500 toneladas, pelo menos até julho. A garantia foi dada pela Ministra do Mar à margem da sessão de assinatura dos contratos com os Grupos de Ação Local dos Contratos de Desenvolvimento Local de Base Comunitária – Urbanos e Costeiros, no Teatro Municipal de Vila do Conde.
Ana Paula Vitorino explicou que “Portugal voltou a fazer novas prospeções aos stocks, graças a uma candidatura a fundos comunitários e os resultados foram optimistas”. “O stock de sardinha está melhor do que em 2015 e, com isto, o país ganhou um novo argumento para as negociações com Espanha e com a Comissão Europeia”.
Ana Paula Vitorino garantiu, ainda, que o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, esteve em Bruxelas para participar no Conselho Europeu das Pescas.
A Ministra do Mar garantiu que “a proposta de Portugal é manter pelo menos até Julho a quota fixada para o país em 2015. Nessa altura, haverá uma nova avaliação aos stocks da sardinha.”
A pesca da sardinha está interdita até 29 de fevereiro. A partir de março, os barcos podem voltar ao mar, mas, na zona norte, há o compromisso das organizações do sector de não voltarem ao mar antes de maio.
A quota da sardinha para 2015 esgotou em setembro, os pescadores pararam e, até 30 de novembro, tiveram ajudas do Governo. Findas as ajudas, continuaram parados, já que, à semelhança do que aconteceu no início de 2015, o Governo juntou, à paragem forçada, o defeso, entre janeiro e fevereiro.
Para 2016, o Conselho Internacional dos Mares recomenda a redução da quota da sardinha para as 9 mil toneladas.