Última hora

Vilacondenses Plaza em concerto pelos sem-abrigo

17 Fevereiro 2016
Vilacondenses Plaza em concerto pelos sem-abrigo
Cultura
0

A banda vilacondense Plaza atua este sábado à noite, pelas 22h30, na Casa da Música, no âmbito do bomPorto – concerto pelos sem-abrigo.
O bomPorto é um concerto de solidariedade para angariação de fundos para a população sem-abrigo da cidade do Porto.
O concerto conta com a atuação dos músicos Manuel Cruz, As 3 Marias, Osso Vaidoso, Cabaret Fortuna, O Incrível Homem Bomba, Plaza, RuiDavid & Projecto Alarme e os Som da Rua e ainda com a participação do actor Rui Spranger e do poeta Renato Filipe Cardoso.
O bomPorto – concerto pelos sem-abrigo é organizado pela Plataforma “As Vozes do Silêncio-Les Voix du Silence” do NPISA (Núcleo de Planeamento, Intervenção para as Pessoas em Situação de Sem Abrigo do Porto) e destina-se à angariação de fundos para completar custos associados às necessidades decorrentes do processo de reinserção social ao nível de tratamentos dentários, próteses dentárias, óculos, cauções para acesso a aluguer de casa e equipamento doméstico.
“As Vozes do Silêncio – Les Voix du Silence” é uma das quatro plataformas do NPISA do Porto que reafirma, através da arte, a acção colectiva na reconstrução de espaços sociais, onde todos tenham voz.
O NPISA do Porto é uma rede interinstitucional que agrega 68 organizações, nomeadamente serviços públicos, IPSS’s, academias, associações artísticas e organizações voluntárias do Porto, que dirige a sua acção às pessoas sem-abrigo da cidade do Porto, de forma planeada e articulada para retirar da rua e integrar socialmente.
O NPISA iniciou a sua ação em março de 2009, com cerca de 2500 pessoas na rua. Actualmente mantém cerca de 900 pessoas em acompanhamento social e de saúde, das quais 45 estão inscritas na P+E e 22 já se encontram a trabalhar. A pernoitar na rua e sem acompanhamento técnico, ainda há cerca de 100 pessoas identificadas, sendo que se estima haver cerca de 400 distribuídas por casas abandonadas não identificadas.
O bomPorto – concerto pelos sem-abrigo é uma produção da SisterRay, com o apoio da Casa da Música, da Porto Lazer e da Câmara Municipal do Porto.
Os bilhetes para o concerto solidário pelos sem-abrigo tem o custo de 10 euros e podem ser adquiridos na Casa da Música.