Última hora

“Diário de um alferes-médico” apresentado no Centro de Memória

19 Fevereiro 2016
“Diário de um alferes-médico” apresentado no Centro de Memória
Cultura
0

“Moçambique na I Guerra Mundial – Diário de um alferes –médico” foi o livro apresentado na passada quarta-feira no Centro de Memória de Vila do Conde, pela autora da obra, Teresa Araújo.
Com sala cheia, Teresa Araújo, formada em história e arquivista, e também sobrinha-neta do protagonista da história, apresentou a obra e falou, emocionada, do achado diário de seu familiar, da possibilidade de o publicar, aliando, assim, a sua vertente profissional e familiar.
A publicação deste diário do alferes médico Joaquim Alves Correia de Araújo, escrito nos anos entre 1917-18, acrescenta relatos na primeira pessoa ao estudo da frente de batalha em África, designadamente Moçambique, no contexto da Primeira Grande Guerra Mundial, quando se assinala o centenário deste acontecimento.
O diário, que nunca havia sido consultado, conta a história de um alferes que integrou, como médico, o contingente de Infantaria 31 do Porto, praticamente dizimado pelo clima, pela doença e pela malária em Mocímboa da Praia, em Moçambique.
A introdução da obra é da responsabilidade da Professora Doutora Fernanda Rollo, da Universidade Nova de Lisboa, atual Secretária de Estado da Ciência e Ensino Superior.