Última hora

Câmara de Vila do Conde promove Igualdade de Género

2 Fevereiro 2016
Câmara de Vila do Conde promove Igualdade de Género
Local
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde fez-se representar na Conferência Internacional “Parcerias pela Igualdade de Género: resultados alcançados e próximos passos”, onde apresentou o projeto Rede Igualdade +, que se encontra a desenvolver em parceria com a PAWA – Pan African Women’s Association, na Noruega, no âmbito do Programa EEA (European Economic Area) GRANTS e da Comissão para a Cidadania e Igualdade do Género.
Esta Conferência Internacional, realizada na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, dirigiu-se às entidades promotoras de projetos aprovados e respetivas parceiras (nacionais e internacionais) na área da igualdade de género, abordando a cooperação bilateral, assim como refletir acerca dos resultados alcançados e das mais-valias das parcerias implementadas.
A equipa do Município de Vila do Conde, acompanhada por Regina Peter Adahada, da parceira PAWA, apresentou o projeto Rede Igualdade + na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Recorde-se que este projeto foi aprovado em abril de 2015, no âmbito de uma candidatura ao Programa Small Grant Scheme, sendo que em Portugal foram aprovados apenas 5 projetos e a Câmara Municipal de Vila do Conde foi a única autarquia que obteve parecer favorável.
Esta iniciativa visa contribuir para nivelar as desigualdades existentes ao nível da situação das mulheres no mercado de trabalho, criando e validando um instrumento que permita avaliar as medidas legislativas, em vigor nesta matéria, de forma a verificar a eficácia das mesmas na promoção da igualdade de género.
A Câmara Municipal de Vila do Conde pretende rentabilizar a experiência da parceira PAWA – Pan African Women’s Association na Noruega, bem como o reforço das relações bilaterais entre Noruega e Portugal.
A par destes objetivos, o projeto Rede Igualdade + vai, no futuro, contribuir para a implementação do Plano Municipal para a Igualdade.