Última hora

Pesca da sardinha interdita até final de fevereiro

6 Janeiro 2016
Pesca da sardinha interdita até final de fevereiro
País
0

A pesca da sardinha está interdita, pelo menos, até 29 de Fevereiro, no âmbito do período de defeso biológico desta espécie, segundo uma portaria assinada pelo secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, publicada em Diário da República.
O objectivo é assegurar a protecção dos juvenis e dos adultos reprodutores, impondo uma paragem obrigatória de dois meses que teve início a 1 de janeiro e termina no fim de fevereiro.
Até 31 de dezembro de 2015, cada pescador recebeu 20 euros por dia e os armadores receberam em função da dimensão da embarcação. No total, diz o Ministério do Mar, foram pagos 2,71 milhões de euros a 108 embarcações e 1198 tripulantes afectados pela paragem da pesca da sardinha.
Portugal e Espanha estão, ainda, a negociar a quota de sardinha para o ano de 2016, mas o Conselho Internacional para a Exploração do Mar recomendou que a quota não ultrapasse as 1.600 toneladas, o que implica, na prática, uma paragem da frota de cerco.
Em 2015, a quota de sardinha ibérica ficou-se pelas 19 mil toneladas, das quais cerca de 13 mil couberam a Portugal e as restantes 6 mil a Espanha.