Última hora

Mensagem de Ano Novo

5 Janeiro 2016
Mensagem de Ano Novo
Opinião
0

Acreditando que o Natal tenha sido para todas as famílias vilacondenses um tempo de sonho, propício para sonhar uma vida mais sorridente em que Deus nos pega em Seu colo e nos embala, venho agora, na soleira de um ano novo, desejar-vos um ano de resistência às dificuldades com esperança redobrada.
Retomando a imagem do coração, rezo ao Senhor para que dentro do nosso peito palpite um sentimento de misericórdia capaz de perdoar e dar abrigo àqueles que vivem em êxodo, marginalizados, sem terra; casa; mesa; cama; e são alvo do cinismo que destrói, mata por dentro!
Estimados paroquianos, caríssimos vilacondenses, não vivamos um 2016 de forma resignada, rendidos à fatalidade do mal, indiferentes às calamidades que fustigam tantos dos nossos irmãos, homens e mulheres como nós. Possuímos tanta informação, conhecemos tão bem as dificuldades alheias, mas, tantas vezes, não conseguimos apadrinhar essas causas, protegendo e cuidando com sincera solicitude, sem mediatismo egocêntrico, os caídos deste mundo e do nosso tempo.
Peçamos ao Senhor, apelemos às consciências torpes, para que este novo ano se revista de novidade nos nossos pensamentos e nas nossas ações, dado que vivemos num tempo destrutivo em que a ciência e a técnica moderna são aplicadas de forma irresponsável. Num tempo de modernidade líquida, a dicotomia existente entre conhecimento e vida salta aos olhos. O que se aprende, para além de tantas vezes ser teoria enviesada, tantas outras em nada se relaciona com o que se pratica.
Aproveitemos o novo ano para nos renovarmos e empenharmos na construção de uma grande vida, própria de quem arrisca tudo. As grandes vidas, sempre infância em cada ano que passa, pertencem a quem arrisca tudo, a quem tem fé para além do que se sabe e imagina!
Caminhemos pela terra, e pelos infernos, com o objetivo de chegar ao Céu com as vestes batismais branqueadas no sangue do Cordeiro, mas com as mãos calejadas e feridas, pois viver esta vida é estar aqui, agora e já. É entregar a vida toda à certeza de que no dar está a nossa alegria!
Um abraço, um beijo, um carinho de filho, neto ou pai.
Um bom ano, sempre novo na novidade da nossa existência!

Pe. Paulo César Pereira Dias