Última hora

Dinheiro angariado para Luna ser distribuído para ajudar crianças com cancro

26 Janeiro 2016
Dinheiro angariado para Luna ser distribuído para ajudar crianças com cancro
País
0

São mais de 500 mil euros, de todos nós, mas acima de tudo pela Luna estão intactos e à espera de um destino, já que o objectivo primeiro não se cumpriu.
A informação foi divulgada hoje pelo jornalista da RTP Mário Augusto, que acompanhou bem de perto a situação.
Dia 15 de fevereiro celebra-se o Dia Internacional da Criança com Cancro e foi essa a data escolhida pelos que se envolveram no caso da Luna para fazer a distribuição do dinheiro arrecadado.
Sempre se disse que, caso a menina não sobrevivesse a esta luta, o valor arrecadado seria para ajudar outras crianças com cancro e desde a primeira hora foi referido que seriam apoiadas crianças e instituições voluntárias, das que dão carinho e conforto aos que padecem de cancro na idade de brincar.
O caso de uma criança em processo de recuperação está já sinalizado para que, dentro de algumas semanas, possa deslocar-se aos Estados Unidos, Filadélfia ou Nova York para fazer tratamentos inovadores experimentais.
Uma outra parte da verba será atribuída à U.Dream, Associação de Jovens Voluntários do Porto, que trabalha com o IPO do Porto, faz visitas às crianças e realiza sonhos às crianças, dentro das suas possibilidades de concretização.
E já foram muitos os que sonharam. Foi pedida à “U-Dream” uma proposta realista de acções para um ano, uma melhoria das suas actividades e uma maior capacidade para realizar os sonhos de meninos de olhar meio perdido, a espera de se encontrar de novo.
Aguarda-se, ainda, um plano de ajuda à “Acreditar”, associação que desenvolve a sua actividade solidária junto das famílias que são confrontadas com o cancro infantil.
Por último, vai ser avaliada, em função da proposta, um projecto que perpetue a memória da Luna como exemplo de resiliência e luta contra o cancro, ao movimento “Resistentes”. É uma área de actuação específica da Liga Portuguesa Contra o Cancro que desenvolve actividades na ala pediátrica do Instituto Português de Oncologia.
Será ainda consultado o IPO do Porto, com o objectivo de dar apoio a alguma acção que se possa desenvolver no futuro e que tenha a referência e designação “O sonho da Luna”.
Todas estas iniciativas vão ser anunciadas e divulgadas pela comunicação social no dia 15 de fevereiro, Dia Internacional da Criança com Cancro, para o que foi “Todos pela Luna” vire “Luna por Todos”.
No próximo dia 30 de janeiro, às 16h, na Igreja da Misericórdia de Vila do Conde, decorre a missa de 30.º dia em memória da menina Luna.