Última hora

Vila do Conde passa do 305.º para o 79.º lugar no Ranking do ITM

10 Dezembro 2015
Vila do Conde passa do 305.º para o 79.º lugar no Ranking do ITM
Local
0

Vila do Conde ocupava, no ano passado, o 305º lugar no ranking ITM (Índice de Transparência Municipal), entre 308 municípios (o quarto a contar do fim e o último lugar do Distrito do Porto).
Este ano, o município de Vila do Conde subiu na classificação e ocupa agora a 79.ª posição no Índice de Transparência Municipal 2015, no Ranking da Transparência, Integridade e Associação Cívica (TIAC) hoje divulgado.
Este estudo mede o grau de transparência das 308 câmaras municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nas suas páginas oficiais de Internet. O Índice de Transparência Municipal (IMT) é composto por 76 indicadores agrupados em sete categorias: Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; Planos e Relatórios; Impostos, taxas, preços e regulamentos; Relação com a Sociedade; Contratação Pública; Transparência Económico-Financeira e Transparência na área do Urbanismo.
A Câmara Municipal da Alfândega da Fé continua a ser a autarquia com melhor classificação no Índice de Transparência Municipal 2015, no Ranking da Transparência, Integridade e Associação Cívica (TIAC) hoje divulgado. Além de Alfândega da Fé, que obteve uma pontuação de 94,23, numa escala de 0-100, estão também no pódio do Índice de Transparência Municipal (ITM) as câmaras municipais de Arcos de Valdevez (89,84) e Carregal do Sal (88,87).
A terceira edição do Índice de Transparência Municipal, que avalia as páginas na internet das 308 câmaras municipais, revela ainda que a maioria dos municípios portugueses fez ganhos assinaláveis na disponibilização de informação de interesse público nos seus websites.
“Há três anos consecutivos que a TIAC faz uma avaliação da informação disponibilizada pelas autarquias nos seus websites. O ponto de partida foi bastante baixo, mas nestes últimos três anos, sobretudo no último ano, houve uma melhoria muito grande da disponibilização da informação”, informou o diretor executivo da TIAC, João Batalha.
Vila do Conde subiu 226 posições no Índice de Transparência Municipal (ITM), ocupando agora a 79.ª posição no Ranking da Transparência, Integridade e Associação Cívica (TIAC), integrando a lista dos piores municípios portugueses com a nota de 55,63 de 0 a 100.
Vila do Conde é o 9.º melhor município do Porto, Distrito liderado por Valongo no Índice de Transparência Municipal 2015 (ITM) e a Póvoa de Varzim ocupa a 218.ª posição do Ranking total.
Face a esta avaliação, a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Elisa Ferraz, manifestou “satisfação pelo reconhecimento do esforço de transparência que tem sido desenvolvido pela Câmara Municipal” e garante que “vamos continuar o esforço iniciado em 2014 para que possamos garantir a total transparência da atividade municipal”.
Os dez melhores

Nos primeiros dez lugares do ITM estão as câmaras municipais de Alfândega da Fé (94,23), Arcos de Valdevez (score de 89,84), Carregal do Sal (88,87), Vizela (score 87,50), Vila Nova de Cerveira (86,26), Torres Novas (85,03), Marinha Grande (84,89), Vila Pouca de Aguiar (83,65), Pombal (83,38) e Vila do Bispo (81,32).

Os dez piores

Já os últimos 10 lugares do fim da tabela são ocupados pelas câmaras municipais de São Roque do Pico (score 0,82), Calheta (2,34), Corvo (7,56), Vila Flor (7,97), Crato (8,79), Monção (9,62), Ponta do Sol (14,15), Idanha-a-Nova (15,38), Fornos de Algodres (17,31) e Tabuaço (17,58).

O Índice de Transparência Municipal é um projecto da TIAC, num trabalho conjunto com várias entidades: o Núcleo de Estudos em Administração e Políticas Públicas da Universidade do Minho; a Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro; a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra; o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; o Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa; e o Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.