Última hora

Vila do Conde com orçamento de 46,6 milhões para 2016

23 Dezembro 2015
Vila do Conde com orçamento de 46,6 milhões para 2016
Política
0

Na noite desta segunda-feira, a Assembleia Municipal de Vila do Conde reuniu, no Salão Nobre do Centro Municipal de Juventude, para discutir o Plano e Orçamento para o próximo ano.
A maioria socialista aprovou o valor de 46,6 milhões de euros de orçamento para executar o Plano e Orçamento do município de Vila do Conde para 2016.
PSD, CDS-PP e CDU mostraram a sua insatisfação e criticaram a ausência de projetos e obras em Vila do Conde, principalmente nas freguesias.
A presidente da Câmara de Vila do Conde, Elisa Ferraz, aceita as críticas, mas diz “saber que o planeamento vai trazer obras importantes, nomeadamente um pavilhão multiusos nas Caxinas e a remodelação das piscinas municipais de Vila do Conde”.
Elisa Ferraz explicou que não colocou no Plano e Orçamento para 2016 “as obras que não estão aprovadas pelos fundos comunitários, apesar dos projetos existirem e estarem candidatados”.
Nuno Maia, do PSD, reforçou a ideia de que “o Plano para 2016 esquece por completo o que esteve já projectado para as freguesias”.
Afonso Ferreira, do CDS-PP, defende que “este orçamento é o documento menos ambicioso que vi nesta terra, nos últimos 20 anos”.
Pedro Martins, da CDU, também focou as críticas “no vazio de projetos para as freguesias do concelho”.
Todos os pontos da agenda foram aprovados por maioria e José Santos, da União de freguesias Fornelo / Vairão, foi eleito para a Comissão Municipal de Protecção Civil.
Antes da Ordem de Trabalhos, foi aprovada, por unanimidade, uma moção do Partido Socialista que apela ao Governo para que encontre rapidamente uma utilidade para o Mosteiro de Santa Clara.
<Por iniciativa do CDS-PP, foi aprovada, também por unanimidade, uma moção a apresentar aos Ministérios da Agricultura e Pescas, a pedir mais atenção e apoios para estes dois sectores em Vila do Conde.
<O PS louvou o facto de se terem iniciado os trabalhos de desassoreamento da barra e da zona da marina de Vila do Conde.
O PSD apresentou votos de louvor pelos resultados dos atletas de Karate Shotokan do Ginásio Clube Vilacondense, pela prestação no Campeonato da Europa, pelos resultados da Ginástica de Trampolins do Ginásio e, ainda, ao atleta Tiago Lopes. O PSD apresentou, ainda, votos de louvor pelo aniversário do Clube Fluvial Vilacondense e pelo reconhecimento internacional da empresa NELO, que recentemente recebeu o Prémio “Desporto & Inovação” do Comité Olímpico Internacional.