Última hora

O Pão perdido

24 Dezembro 2015
O Pão perdido
Opinião
0

Perdeu-se. Não se preocupem que ele não fugiu. Escusam de andar à procura ou colocar “Procura-se” nas redes sociais. Não fugiu mas perdeu-se. E já não é de agora. Já não é de hoje. É de ontem. Esta é a única característica comum deste doce natalício em todo o mundo. Com imensas variantes a nível de ingredientes, processos e estratégias, a única base oficial da rabanada é o pão de ontem, o denominado pão perdido.
As minhas rabanadas foram ensinadas pela minha Mãe que, outrora, aprendeu com a minha avó (and so on…) e para mim são as melhores. Claro que sou “Mega Suspeita” mas tentem. Repliquem-nas para tirarem as vossas conclusões.
As minhas rabanadas não têm uma receita específica, até porque dependem de vários factores: da quantidade, do tipo e do estado do pão (mais ou menos seco)! Mas vou passar-vos toda a orientação.

Vão precisar de:

• Pão seco (um cacete, ou biju, ou outro que tenham em casa para aproveitar) convém que tenha 2 dias;
• Leite;
• Casca de limão/laranja;
• Açúcar;
• Paus de canela;
• Ovos;
• Óleo;
• Canela em pó.

Para 6 pães biju: colocar 1l leite a ferver com 150gr/200gr açúcar, uma casca de limão ou laranja( (deixo ao vosso critério) e dois paus de canela. Dispor o pão num tabuleiro e cobrir o pão com a mistura do leite bem quente. Partir 4 ovos numa tigela e misturar bem, sem bater. Adicionar ao tabuleiro quando o leite já tiver morno. Deixar repousar uma hora ou mais (se quiserem podem deixar desde manhã até à noite, por exemplo). Fritar apenas no momento de servir! Antes da fritura, passar pelo ovo novamente e fritar em óleo bem quente. Passar por açúcar e canela (previamente misturados).
Estas são as rabanadas que fiz no último casting do Masterchef. Foram a alavanca para o programa de TV e que deram início à grande aventura. Foram aprovadíssimas pelo Rui Paula, Manuel Luís Goucha e Miguel Rocha Vieira. A única diferença é que na prova acompanhei-as com uma calda de vinho do porto!
Vou deixar o meu contacto de e-mail caso pretendam algum esclarecimento desta ou de outras receitas natalícias. Demonstro total disponibilidade para vos ajudar/esclarecer sobre questões relacionadas com pratos Natalícios através do e-mail: ritamaiacosta@gmail.com. Tento responder o mais rapidamente possível.
Aproveitem ao máximo cada minuto destes dias marcantes, sobretudo pela intensidade dos afetos, proximidade entre seres humanos e uma amnésia de todas as coisas menos boas que já nos aconteceram e continuam a acontecer. Prometam-me que vão parar durante a noite e ganhar consciência de que estão a viver o último e único Natal de 2015. Nunca mais vamos vivê-lo de novo.
Belisquem-se, sorriam e sejam felizes!
Votos de um santo Natal!

Ana Rita Costa