Última hora

E serão felizes pARa sempre!

10 Dezembro 2015
E serão felizes pARa sempre!
Opinião
0

Todos no mundo procuram a Felicidade – e há uma forma segura de a encontrar. Essa forma é controlar os pensamentos. A felicidade não depende de condições exteriores. Depende meramente de condições interiores. Daí não ser mensurável nem tangível. Está diretamente relacionada com a nossa visão sobre a realidade. Citando uma expressão de Shakespeare “Não existe nada bom ou mau. É o pensamento que atribui essas características.” Faça um esforço para sorrir. Se estiver sozinho, assobie, cante, trauteie uma música. Comporte-se como se estivesse feliz. Sorrir não custa dinheiro e ajuda muita gente.
Na época Natalícia, a maioria das pessoas encontra-se num estado emocional mais sensível, mais frágil e está mais disposta a sorrir. Aproveitemos esta vaga de emoções.
Se entrarem numa loja enquanto compram um presente de Natal e se depararem com um colaborador cansado, desmotivado e aborrecido, elogiem qualquer coisa verdadeira nele (o cabelo, a pele, as unhas, a velocidade, a concentração, o esforço). Não o condenem por favor. Sorriam verdadeiramente. Porque quem mais precisa de um sorriso é quem não o tem para dar. Acreditem que vão melhorar a vida desse colaborador e vão se sentir melhor per si. Olhemos para a vida como um eco: aquilo que espalhamos é exatamente o que recebemos.
Este meu modus vivendi não é congénito (julgo eu!). Fui trabalhando e aperfeiçoando com as experiências que tive ao longo dos meus 25 anos de vida. Mas acreditem que, desde que comecei a enfrentar o dia-a-dia com esta atitude, tornei-me numa pessoa muito mais feliz e as coisas correm bastante melhor. Além de que a nossa saúde agradece. E muito.
Espero neste momento já ter conseguido um genuíno sorriso do estimado leitor. Obrigada.
Já que o meu foco de hoje é a felicidade, enalteço que viver em Vila do Conde é um verdadeiro privilégio. Então nesta altura do ano é um verdadeiro sonho. Temos mar de mãos dadas com rio. Temos “pores-do-sol” arrepiantes. Temos praças maravilhosas. Temos rotas pedonais incomparáveis. Temos segurança. Temos pessoas bonitas. Temos uma iluminação encantadora. Temos o mercado de Natal que exala aromas irresistíveis enfeitiçando quem por lá passa. (E que estratégia de marketing sensorial!)
Já conheço alguns sítios no mundo mas nada toca na sombra dos “nossos” pés. Desculpem a expressividade da minha declaração de amor por esta cidade. Mas sou completamente apaixonada. Aqui sorrio mais. Aqui sou a Ana Rita mais feliz.
Ai se Vila do Conde se transformasse num ser humano.

Ana Rita Costa