Última hora

Concerto Solidário “Todos pela Luna” em Vila do Conde

17 Dezembro 2015
Concerto Solidário “Todos pela Luna” em Vila do Conde
País
0

A Luna deveria ser uma criança de seis anos igual a tantas outras, mas não é. Deveria estar só preocupada em brincar com bonecas, em vestir-se de princesa, em escolher a sua cor favorita, em conviver com os seus amigos e a sonhar com o que quer ser quando for grande, mas não está. Está a tentar combater uma leucemia linfoblástica aguda há 3 anos e o seu estado de saúde agrava-se a cada dia que passa.
A menina já foi submetida a diversos tratamentos de quimioterapia e a um transplante de medula, mas, no início deste ano, os pais de Luna ficaram a saber que a filha teve uma recaída e que o seu estado de saúde era agora mais grave do que o inicial. As más notícias não ficaram por aqui e, em outubro passado, os médicos do Instituto Português de Oncologia do Porto disseram-lhes que não havia “mais nada a fazer para salvar a pequena Luna”.
Os pais da criança recusaram-se a baixar os braços, procuraram outros caminhos e descobriram a existência de um tratamento inovador no Great Ormond Street Hospital (GOSH), em Londres, que salvou a vida a uma menina com a mesma doença de Luna, mas que custa mais de 350 mil euros. Os pais não tinham esse valor para dar pela esperança da recuperação da filha, gerou-se uma onda solidária e, em apenas 15 dias, conseguiram angariar “cerca de 450 mil euros” para o tratamento da filha, mas o GOSH diz, agora, que “não tem vaga para receber a menina” e que “teriam de receber exames atualizados, para avaliar novamente se a poderiam tratar.”
Enquanto tomavam consciência desta hipótese, os pais de Luna tentaram contactos com outros hospitais, “alguns deles sugeridos por pessoas particulares que amavelmente partilharam por mensagem privada casos de sucesso em alguns hospitais do mundo”, estando a decorrer, neste momento, “um contacto com um hospital nos Estados Unidos, para um tratamento, também ele inovador em leucemia linfoblástica aguda, baseado em imunoterapia e não em quimioterapia”, mas “bastante mais caro que os 350 mil euros inicialmente previstos”.
O Clube Fluvial Vilacondense associou-se mais uma vez à Luna e organizou um concerto solidário para a menina de Vila do Conde, na noite de 16 de dezembro. Este concerto fez com que estivessem, “Todos pela Luna”, juntos, no palco principal do Teatro Municipal de Vila do Conde, com sala cheia, nomes como Com Fado na Voz, The Cover Van, Daniela Miranda, Domingos Moça, Fernando Rocha, Jaimão, Paulo Praça e Phama.
As receitas de bilheteira reverteram na totalidade para a causa “Todos pela Luna”.
Este é um caso para continuar a acompanhar através da página de Facebook “Todos pela Luna”, onde estão disponíveis todas as informações necessárias para quem quiser ajudar.