Última hora

Operação Nariz Vermelho nos bastidores dos serviços pediátricos

3 Novembro 2015
Operação Nariz Vermelho nos bastidores dos serviços pediátricos
Cultura
0

Milhares de crianças em Portugal vão acordar numa cama de hospital este ano. Algumas passam por lá para tratamentos ligeiros, outras para procedimentos mais complexos e demorados. Quase todas sentirão dor, tédio, solidão e o desejo intenso de voltar logo para casa e todas experimentarão, pela primeira vez, o medo.
A Operação Nariz Vermelho existe para apoiar a criança hospitalizada dentro dos serviços pediátricos dos hospitais portugueses.
Os artistas da Operação Nariz Vermelho têm formação especializada no meio hospitalar e trabalham em estreita colaboração com os profissionais de saúde, realizando actuações adaptadas a cada criança e a cada situação.
Neste momento, a Operação Nariz Vermelho garante visitas semanais durante 42 semanas por ano, aos 8 hospitais abrangido pelo programa. A equipa de artistas é constituída por 23 Doutores-Palhaços e nos bastidores trabalham 14 profissionais.
Apesar de estarmos a falar de números, é importante não esquecer que cada uma das crianças visitadas tem um nome e uma história para contar e a Operação Nariz Vermelho “existe para levar alegria à criança hospitalizada, aos seus familiares e profissionais de saúde, através da arte e imagem do Doutor-Palhaço”.
O trabalho dos artistas da Operação Nariz Vermelho é remunerado e a Associação oferece este serviço aos hospitais, visitando mais de 27 mil crianças hospitalizadas, em todo o país, proporcionando, através da arte e imagem do Doutor-Palhaço, momentos de alegria e descontracção para as crianças, pais e profissionais de saúde.
Por trás de todo o trabalho realizado pelos Doutores-Palhaços, dentro dos serviços pediátricos dos hospitais portugueses, está uma equipa incansável, repleta de doçura, alegria, humor, generosidade, com sorrisos, abraços, amizade e, sobretudo, seres humanos com atenção pelos outros. Gente grande, de verdade, com vontade de ser pequena e com coragem de ser sempre criança.