Última hora

Lota de Vila do Conde abre ao fim de 6 anos

2 Novembro 2015
Lota de Vila do Conde abre ao fim de 6 anos
Economia
0

Abriu ao público, na manhã desta segunda-feira, a lota de Vila do Conde que há 6 anos aguardava resolução.
Depois de 6 anos parado e de várias tentativas de negociação com as peixeiras que vendiam o peixe a céu aberto e sem quaisquer condições de higiene para a saúde pública, a Docapesca abriu o mercado de peixe de Vila do Conde.
A lota que hoje abriu ao público está pronta desde 2009, mas, durante os últimos 6 anos, as peixeiras e a Docapesca não chegaram a acordo sobre o processo de venda do pescado dos barcos de pesca local, pois as vendedoras reclamavam “a dupla tributação de IVA” do peixe nos barcos e nas bancas.
Apesar de ainda contestarem os impostos e os pagamentos acrescidos às Finanças, as peixeiras aceitaram vender o peixe no interior do edifício, que já depois de feito foi adaptado, em 2014, para permitir a venda direta ao público, estando agora equipado com 17 bancas para venda de pescado, tornando-se, assim, num mercado de peixe.
A Docapesca decidiu abrir o edifício, proibindo a venda de peixe no seu exterior, para alívio dos moradores locais, que há anos se deparavam com “um atentado grave à saúde pública”.
Sem outra opção, as vendedoras de peixe cederam e até admitem que agora estão “melhor”.