Última hora

Votar é um direito e um dever

2 Outubro 2015
Votar é um direito e um dever
Opinião
0

Temos sido um País de cidadãos não praticantes. A todos os níveis. Olhamos, somente, para o nosso quintal, mas queremos sempre ser ouvidos, nem que seja apenas para discutir fait divers. Não interessa questionar o passado, discutir o presente e debater o futuro da nossa Nação. E isso preocupa-me muito e tem que mudar, já no próximo dia 4 de outubro, uma vez que vão a eleições os que fizeram por Portugal e os que fizeram, no passado, que fizeram. E não podemos deixar que todo o futuro de um País e de várias gerações “morram na costa”.
Em Portugal têm direito de voto todos os cidadãos maiores de 18 anos, ressalvadas as incapacidades previstas na lei. O direito de voto é pessoal, intransmissível e constitui um dever cívico assente numa responsabilidade de cidadania activa, participativa e colaborativa em prol do bem comum.
Mas o mais importante, no entanto, é entender que a democracia só existe se for vivida por todos e que domingo há eleições e abstenho-me de comentar a abstenção, pois eu vou votar nos homens que considero competentes e com noção de responsabilidade para governar Portugal.