Última hora

Mónica Ferraz em Vila do Conde (c/ entrevista)

28 Outubro 2015
Mónica Ferraz em Vila do Conde (c/ entrevista)
Cultura
0

Cantora, compositora e letrista, Mónica Ferraz conquistou o público e a crítica nacional, com uma sonoridade feminina e fresca, com letras maduras e pelo seu timbre ímpar.
Antes de ser cantora, iniciou estudos de balé, em 1983, e com apenas 3 anos recebeu um diploma da “Royal Academy of Ballet and Dance”. O seu percurso musical inicia-se em 1985, com os estudos de piano. Em 1990 começa a trabalhar como manequim e em 1995 entra para a “Escola de Jazz do Porto”, onde frequenta aulas de canto jazz e canto lírico.
Entre 1997 e 1999 estreou-se nos palcos do Jazz e fez parte do cartaz de dois dos mais conhecidos Festivais de Jazz portugueses, “Matosinhos Jazz” e “Funchal Jazz”. Em 2000 colaborou no disco do Pirilampo Mágico, coordenado por Fernando Girão e em 2001 participou no Festival RTP da Canção com “Secreta Passagem”, da autoria do músico Miguel Braga.
Integra o projecto Mesa desde o seu início, em 2002. Colabora com a fadista Mafalda Arnauth no tema “Ó Voz da Minha Alma” (2003). Em 2007 colabora no tema “Eu Disse Que Sim” do segundo disco da Filarmónica Gil. Em 2009 participa no disco dos Blunder.
Em 2010 lança-se a solo, com o álbum Start Stop, sai dos Mesa e integra uma edição conjunta com André Indiana. Os videoclips de ambos são gravados no Estúdio 33, de Luís de Matos. Após vários anos a dar voz aos Mesa, a estreia em nome individual chegou em Maio de 2010, com o lançamento do álbum “Start Stop”, uma mistura de rock, pop e soul, que deu a conhecer os singles ‘Go Go Go’, ‘Golden Days’ e ‘Have a Seat’, líderes de airplay nas rádios nacionais.
Mónica Ferraz nomeada, em 2012, para o título de Best Portuguese Act, nos MTV Europe Music Awards, concurso que viria a ser ganho pela cantora Áurea.
Love, o segundo e mais recente álbum de Mónica Ferraz, é o primeiro a ser editado pela Sony Music e dá continuidade ao cardápio sonoro de fusão entre a pop, com camadas jazzy, o rock e a eletrónica, com algumas pinceladas de funk e é o que a cantora trás na bagagem para apresentar em Vila do Conde, no próximo sábado à noite, 31 de outubro, no Teatro Municipal.
O Renovação falou com Mónica Ferraz e percebeu o entusiasmo da cantora para o espectáculo do próximo sábado à noite, 31 de outubro, no Teatro Municipal de Vila do Conde.

R (Renovação): Qual é o primeiro Single deste novo trabalho?

MF (Mónica Ferraz): O primeiro Single do meu novo álbum Love foi o “Let me Be”.

R: que destaca deste seu novo Álbum?

MF: Destaco o facto de ter feito takes inteiros de voz na tentativa de trazer um pouco o realismo dos palcos para o disco.

R: Porquê “Love”, o título do seu mais recente Álbum?

MF: Porque é um álbum que fala maioritariamente de amor.

R: O que espera do concerto no dia 31 de outubro em Vila do Conde?

MF: Na verdade o que eu espero é toda a gente se divirta, que desfrutem do momento tanto quanto nós.

R: Há lugar para autógrafos, fotografias e contacto com os fãs, no final do concerto?

MF: Claro que sim. Eu sinto sempre necessidade de estar com os meus fãs, no final dos meus concertos. Trocar ideias, rir, conhecer novos fãs conquistados nesses mesmos concertos. É muito bom.

R: Depois de um passado em grupo e a solo, o futuro é a solo ou em grupo?

MF: Who knows??!!…

Os bilhetes para o concerto de Mónica Ferraz no Teatro Municipal de Vila do Conde, sábado à noite, 31 de outubro, custam 12 euros e o espectáculo tem a duração de 70 minutos.