Última hora

Grupo de cidadãos Caxineiros pede demolição do prédio junto à sua Igreja

21 Outubro 2015
Grupo de cidadãos Caxineiros pede demolição do prédio junto à sua Igreja
Opinião
0

Afinal aquele grupo de “tolinhos”, onde eu estou inserido, apelidados pela voz do dono de um jornal da nossa terra de contestatários, de arruaceiros, de incendiários, interpôs uma ação em tribunal contra a Câmara, onde pedem a demolição do prédio em construção ao lado da Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes, em Caxinas.
Afinal não são tão tolinhos quanto isso, pois souberam encabeçar um processo, que com a ajuda de dois ilustres advogados, uma até é Caxineira, e de uma arquiteta, detetaram várias nulidades que lhes permite pedir a demolição desse prédio.
Se já eram chamados por vários nomes, porventura a partir de agora, a voz do dono, vai-lhes chamar de “terroristas”.
Caxineiros, Vilacondenses, cidadãos do mundo, este grupo “Pela e Em Defesa da Igreja” sempre pautou a sua atuação pela seriedade das suas convicções, agindo sempre de uma forma firme mas civilizada, exercendo a sua cidadania responsavelmente e nunca enveredando por manifestações de protesto violentas que pusessem em causa a harmonia e a segurança das pessoas e das instituições.
A democracia exerce-se na cidadania, atuando nos locais próprios e com as ferramentas que essa mesma democracia nos garante: liberdade de pensar, liberdade de reunir e liberdade de agir. Não obstante haver gente na nossa terra, que se dizendo democrática, não deixa que estas “armas”de Abril sejam usadas. Pelo contrário usam o medo, a pressão psicológica, o poder recalcado a exemplo do que faziam os fascistas do antigamente.
Se vivemos num país democrático, livre e independente, os cidadãos podem e devem lutar pela defesa do seu património, dos seus símbolos e das suas raízes.
Foi isto que este grupo de cidadãos fez e continuará a fazer até que haja respeito pela sua gente e pelo seu símbolo maior, a sua Igreja.
Pela Liberdade, pela Democracia, pela Cidadania!

António Postiga