Última hora

Joaquim Pereira campeão da Europa de Parahóquei

1 Setembro 2015
Joaquim Pereira campeão da Europa de Parahóquei
Desporto
0

Joaquim Augusto Castro Pereira tem vinte e dois anos de idade e é atleta de parahóquei da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde. Pratica a modalidade desde Fevereiro de 2014 e foi convocado para integrar a Seleção Nacional de Parahóquei, num grupo de 9 selecionados, em Julho de 2015. Sagrou-se, a 26 de Agosto passado, em conjunto com toda a Seleção Portuguesa de Parahóquei, campeão europeu, vencendo a Alemanha na final de Londres, por 1 bola a zero.
Durante o Campeonato Europeu de Parahóquei, a Seleção Portuguesa jogou 8 partidas, conquistando 8 vitórias, sofrendo apenas 2 golos e Joaquim Pereira deu o contributo, durante toda a competição, de 7 golos.
O jovem, que pratica desporto com lentes de contacto especiais, residente desde 2002 no Centro de Reabilitação Prof. Doutor Jorge Azevedo Maia, em Fajozes, Vila do Conde, trabalha a técnica diariamente praticando andebol, basquetebol, futsal, atletismo e ténis de mesa, mas foi no parahóquei que viu o seu sonho tornar-se realidade, quando foi convocado para integrar a Seleção Nacional de Parahóquei, para disputar o Campeonato Europeu, em Londres.
Foi com “surpresa e felicidade” que Joaquim Pereira recebeu a notícia e, no final do torneio, “sentiu o dever cumprido ao vencer o 3.º Campeonato da Europa de ParaHóquei”, pois “realizou um feito histórico para Portugal” e sabe que, “vestindo as cores nacionais”, “representa todos os Portugueses na Seleção Nacional.”
Estar em Londres, jogar pela Seleção Nacional e visitar o Estádio Olímpico de Londres, para o “Quim”, como carinhosamente é tratado pelo seu tutor, Pedro Ribeiro e pelo treinador, Pedro Silva, bem como pelo seleccionador nacional, Hugo Santos, “é um sonho realizado”.
“Se queres ser um campeão tens que treinar como um campeão” e Joaquim Pereira, utente da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde, já chegou a Portugal, foi recebido, naquele que “foi o momento mais marcante” da sua vida, por treinador, familiares, amigos e colegas, com quem passa o seu dia-a-dia e já se encontra a treinar, diariamente, para o Torneio de Seleções, competição que se realiza em janeiro de 2016, na Polónia.