Última hora

Governo dá o litro e visita AgroSemana

5 Setembro 2015
Governo dá o litro e visita AgroSemana
País
0

O Governo visitou, esta sexta-feira, a AgroSemana – Feira Agrícola do Norte, numa comitiva liderada pelo Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, visita que contou, também, com a presença da Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, do Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares e do Ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro.
Durante o seu discurso, o primeiro-ministro lembrou que esta 2ª feira, dia 7 de Setembro, é dia de conselho de ministros da Agricultura em Bruxelas, com agenda para discutir e debater temas como “o fim das quotas leiteiras” e “os eventuais apoios aos agricultores” e garantiu que o Governo defenderá “a definição de preços de referência para o leite ao produtor, abaixo dos quais seriam pagas ajudas aos agricultores”.
Passos Coelho diz que o Governo está disponível para aceitar outras medidas, desde que apoiem, efectivamente, os agricultores e no que diz respeito à Segurança Social, “haverá um regime mais favorável para os produtores de leite, durante esta crise onde poderão ser abertas novas linhas de crédito”. Pedro Passos Coelho diz que o fim das quotas leiteiras, associado ao embargo à Rússia e a viragem da China para o mercado neozelandês, provocaram esta crise no mercado leiteiro, mas insiste que a resposta tem que vir dos 27.
Durante a visita à AgroSemana, o Governo brindou ao leite nacional, juntamente com o presidente da Agros, José Capela que não esconde o “erro que foi o fim das quotas”.
O Primeiro-Ministro insistiu, nesta visita do Governo à AgroSemana, na “necessidade de haver respostas europeias para os problemas resultantes do fim das quotas leiteiras” e garantiu que “o Governo não se demitirá do seu papel” e confidenciou que “já estão prontas a ser anunciadas um conjunto de medidas para minimizar a grave crise por que passa o setor leiteiro”.
Recorde-se que a Agrosemana está, até domingo, no Espaço Agros, em Argivai, na Póvoa de Varzim. Há cerca de uma centena de stands com tudo o que de melhor se faz no setor agrícola em Portugal, onde pode desfrutar de produtos gastronómicos, animação, atividades ao ar livre e concertos.