Última hora

Cidade de Matosinhos

24 Agosto 2015
Cidade de Matosinhos
País
0

Matosinhos é uma cidade portuguesa que pertence ao Distrito do Porto, à Área Metropolitana do Porto e à Região do Norte, com 30 984 habitantes no seu perímetro urbano. É sede de um pequeno município urbano com 62,42 km² de área e 175 478 habitantes, subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a norte por Vila do Conde, a nordeste pela Maia, a sul pelo Porto e a oeste tem costa no oceano Atlântico.
No litoral da cidade de Matosinhos situa-se o porto de Leixões, o segundo maior porto artificial de Portugal e segundo porto marítimo da Área Metropolitana do Porto. Parte do aeroporto internacional do Porto abrange os limites municipais.
Matosinhos, juntamente com os concelhos vizinhos do Porto e de Vila Nova de Gaia, forma a Frente Atlântica do Porto, que constitui o núcleo populacional mais urbanizado da Área Metropolitana do Porto, situado no litoral.
Durante toda a sua história, Matosinhos esteve ligado ao mosteiro de Bouças, sendo a sua construção anterior a 944. No ano de 900 existia uma pequena povoação com o nome de Matesinus que em 1258 se viria a chamar Matusiny, um lugar da freguesia de Sendim. D. Manuel I concedeu-lhe foral em 30 de Setembro de 1514 e passou a pertencer ao concelho de Bouças em 1833, tendo como sede a vila de Bouças, até 1836 designada Senhora da Hora.
Em 1853 foi criada a vila de Matosinhos, constituída pela freguesia do mesmo nome e pela freguesia de Leça da Palmeira, que passou a sede do concelho em substituição de Bouças. Em 1867 é, finalmente, criado o concelho de Matosinhos, mas que acaba por desaparecer vinte dias depois voltando a ter sede em Bouças. Dado que Matosinhos já se figurava como um lugar mais importante em 6 de Maio de 1909 é criado o concelho de Matosinhos que existe nos dias de hoje. Foi elevada a cidade a 28 de Junho de 1984 com Narciso Miranda como Presidente da Câmara.
Matosinhos é uma terra recente para os padrões portugueses, fortemente influenciada pela cidade do Porto. Incorpora as tradições piscatórias do litoral Norte de Portugal, em específico da comunidade piscatória da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, as mais fortes na cidade, mas também complementada pelas tradições rurais da Maia. A principal festa em Matosinhos é o Senhor de Matosinhos, cuja origem está numa antiga lenda em que a Imagem de Jesus Crucificado (obra de Nicodemus),aqui terá aparecido junto ao mar, onde existe uma Capela-Memorial. A imagem do Senhor é venerada no famoso Santuário do Senhor de Matosinhos (obra-prima de Nicolau Nasoni).
Outra lenda muitíssimo antiga, localiza aqui o milagre das vieiras (conchas), atribuído a Santiago-Maior.
Matosinhos foi um município fortemente industrializado, que tem vindo a dedicar a sua principal actividade ao sector terciário. No entanto, as indústrias de relevo são a petroquímica, as indústrias alimentares e conserveiras, os têxteis e o material eléctrico.
É, também, nesta cidade, mais concretamente na freguesia de Leça da Palmeira, que se localiza a Exponor, um dos maiores recintos de feiras empresariais do país. Possuiu as mais importantes portas do Grande Porto: o Porto de Leixões e um dos maiores portos artificiais de Portugal.