Última hora

Cidade de Lousada

24 Agosto 2015
Cidade de Lousada
País
0

Lousada é uma cidade portuguesa no Distrito do Porto, da região Norte e sub-região do Tâmega, com 9 356 habitantes. É sede de um município com 96,08 km² de área e 47 387 habitantes, subdividido em 15 freguesias. O município é limitado a norte por Vizela, a nordeste por Felgueiras, a leste por Amarante, a sul por Penafiel, a sudoeste por Paredes e a oeste por Paços de Ferreira e Santo Tirso.
No contexto de políticas sub-regionais de desenvolvimento e de mobilidade, é membro da Comunidade Urbana do Vale do Sousa, constituída por 6 municípios, que no seu total contabilizam cerca de 327 800 habitantes.
O concelho de Lousada é um município fortemente industrializado, em particular na indústria têxtil. No entanto, tal facto não impede de possuir ainda um cariz profundamente agrícola, sobretudo no domínio dos vinhos verdes e lacticínios, com a existência de várias empresas agro-industriais altamente desenvolvidas tecnologicamente.
Apesar da pequena dimensão, Lousada caracteriza-se pela forte aposta em modalidades desportivas alternativas, quando comparadas com o panorama nacional. Lousada centra-se em modalidades como o automobilismo ou a longa tradição no hóquei em campo, modalidade que mais títulos trouxe a este concelho. Destaca-se também o relevo que a construção do Complexo Desportivo de Lousada veio trazer à pratica desportiva, graças às infra estruturas que possui, sendo recorrentemente utilizadas para a prática do Futebol, Hóquei em Campo, Polo aquático, Rugby, Ténis e sede de numerosos estágios e torneios internacionais em diferentes modalidades.
No brasão da vila de Lousada pode-se ver um escudo negro com três espigas de milho de ouro folhadas de verde, atadas de vermelho. Há, em torno, uma orla de prata carregada de oito cachos de uvas de púrpura, folhadas e sustidas de verde. No topo, encontra-se um mural de prata constituída por quatro torres. E no fundo, pode ler-se “Vila de Lousada” a negro. Por seu lado, a bandeira de Lousada é esquartelada de amarelo e púrpura, com o brasão de Lousada ao centro.
Lousada tem actualmente duas geminações, com as cidades de Tulle (França) e Renteria (Espanha). Apesar de não se encontrar geminada, tem também uma relação de grande proximidade com a cidade inglesa de Bury.
As actividades realizadas com estas cidades prendem-se maioritariamente em eventos desportivos, culturais e em intercâmbios escolares. A mais significativa das iniciativas são os Jogos Internacionais da Juventude, nos quais geralmente participam cerca de mil atletas oriundos de Lousada, Tulle, Renteria, Catalayud (Espanha), Bury, Schorndorf (Alemanha) e Dueville (Itália). Sendo um dos concelhos mais jovens de Portugal, Lousada tem uma longa tradição na oferta jovem, seja pela vertente desportiva, seja pela vertente cultural, nomeadamente o particular relevo que tem o Festival da Juventude de Lousada, promovido pela Câmara Municipal.