Última hora

Cidade de Gondomar

24 Agosto 2015
Cidade de Gondomar
País
0

Gondomar é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Porto, à região Norte e à Área Metropolitana do Porto, com cerca de 30 mil habitantes no seu perímetro urbano. É sede de um município com 131,86 km² de área e 168 027 habitantes, subdividido em 7 freguesias. O município é limitado a sul por Arouca e Santa Maria da Feira, a oeste pelo Porto, a sudoeste por Vila Nova de Gaia, a nordeste por Valongo e Paredes, a sueste por Penafiel e Castelo de Paiva e a noroeste pela Maia.
O nome de Gondomar tem ressonâncias históricas. Vários achados revelam as velhas raízes da vivência humana neste local desde a pré-história. A exploração das minas de ouro nas regiões próximas e a posição estratégica do “Castro” comprovam a permanência dos romanos nestas terras. Entre outras versões, a denominação “Gondomar” é atribuída ao rei visigodo Gundemaro ou ‘Gundemarus’ (mais precisamente do seu genitivo, ‘Gundemari’), constituído pelas palavras góticas “gunthi” (luta) e “marhs” (cavalo) que, em 610 teria aqui fundado um couto. Apesar de não haver vestígios dos cavaleiros visigóticos, Gondomar recebeu o primeiro foral em 1193, de D. Sancho I que, mais tarde, foi confirmado pelo rei D. Afonso II através das Inquirições. O monarca “fez honra de Gondomar” a D. Soeiro Reymondo
No reinado de D. Manuel I é outorgado o segundo foral ao “Município de Gondomar”, em 1514. Também estas férteis terras foram doadas a D. Margarida de Vilhena, concedendo-lhes direitos de renda. Ao longo dos anos diversas modificações do estatuto e demarcações de algumas localidades – Melres, Rio Tinto, Lomba e São Pedro da Cova – fizeram variar a forma do concelho. Se bem que fossem integradas as referidas freguesias com todas as suas potencialidades, ao concelho já pertenceram Avintes – hoje ligada à cidade de Vila Nova de Gaia – e Campanhã – freguesia do Porto fronteiriça com os limites de Gondomar.
Data de 1868 a incorporação no concelho das freguesias de São Cosme, Valbom, Rio Tinto, Fânzeres, São Pedro da Cova, Jovim, Foz do Sousa, Covelo, Medas, Melres e Lomba. Formalmente, só em 1927 a sede do concelho – São Cosme – foi confirmada como Vila de Gondomar, mediante pedido à presidência da República. Em 1985 foi promulgada a lei de criação da Freguesia de Baguim do Monte.
Em 1991 Gondomar ascende a cidade, o mesmo acontecendo com Rio Tinto, em 1995. Mais recentemente, em Janeiro de 2005, Valbom ascende à categoria de cidade.