Última hora

Cidade da Trofa

24 Agosto 2015
Cidade da Trofa
País
0

A Trofa é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito do Porto, Região Norte e sub-região da Área Metropolitana do Porto, com cerca de 21 612 habitantes no seu perímetro urbano.
É sede de um município com 72,02 km² de área e 38 999 habitantes, subdividido em 5 freguesias. O município é limitado a norte por Vila Nova de Famalicão, a leste por Santo Tirso, a sul pela Maia e a oeste por Vila do Conde.
A Trofa é um concelho recente, mas a sua história nasce bem antes da constituição da nacionalidade.
Crê-se que uma das primeiras citações conhecidas está integrada num documento de escritura do mosteiro de Moreira (Maia), datado do ano de 979, que refere Alvarelhos (alvarelios), São Cristovão do Muro (sanctum cristoforum) e Cedões (Zadones, localizado em Santiago de Bougado).
São inúmeros os testemunhos de época pré-histórica, desde os machados da Abelheira até às gravuras do Monte de S. Gens.
A Trofa foi elevada a vila a 16 de Maio de 1984 e a cidade pela lei n.º 29/93 de 2 de Julho de 1993. Tornou-se município autónomo em 19 de Novembro de 1998, por desanexação do vizinho concelho de Santo Tirso (em simultâneo com o município de Odivelas, criado na mesma altura, por desanexação de Loures).
A cidade da Trofa está situada na província do Douro Litoral, no distrito e diocese do Porto, e está acima da quota zero, com 99 metros de altitude.
A cidade encontra-se num importante nó rodoviário que liga o Porto, Braga, Santo Tirso e Vila do Conde e um dos factores mais importantes para o seu crescimento foi a implementação da estação de caminhos-de-ferro no início do século XX.