Última hora

Aqui estamos

27 Agosto 2015
Aqui estamos
Opinião
0

Foi a 22 de Fevereiro de 1983, já lá vão 32 anos, que o jornal a Renovação deleitou os seus leitores com a sua última edição, nesta terra que também o viu nascer, no longínquo ano de 1938.
Quando o meu saudoso pai iniciou a sua colaboração neste órgão de informação local, nunca pensou, como repetia tantas vezes, levar tão longe este semanário, que acabou como propriedade sua 45 anos depois, mas que a falta de apoios assim o obrigou a encerrar. A sua algibeira era pequena demais para continuar a generosa “carolice” de servir Vila do Conde, embora o tenha feito sempre, de corpo e alma, com a discrição que lhe era peculiar.
“Aqui estamos”, foi o título do último texto que meu pai escreveu, quando fazia um ano que Bento Amorim tinha deixado o mundo dos vivos. Ao lembrá-lo, assim como ao Dr. Carlos Pinto Ferreira, que partilharam anos nessa velha “folha de couve” e sempre estiveram na linha da frente do bom combate por Vila do Conde, quis, nessa edição, colocar um ponto final.
Confidenciou-me meu pai, nessa altura, que o tempo da Renovação chegava ao seu fim e que nunca o venderia a quem quer que fosse, porque Vila do Conde não tinha homens à altura para levar por diante o trabalho sério e isento com que a Renovação sempre se norteou.
Não queremos citar nomes para não melindrar ninguém, mas passaram por este jornal, grandes vultos da política, da sociedade e da religião, e a todos foi facultado sempre um espaço onde debateram e travaram duros duelos, mas sempre, com os olhos postos na sua Vila do Conde.
Lembrou-me várias vezes, também, que se um dia eu fizesse renascer o velho jornal, o fizesse apenas e só com um lema “Tudo por Vila do Conde” e que não esquecesse nunca as palavras sábias de Bento Amorim, a propósito da nossa terra, “combatamos os homens e as ideias, com toda a energia, se tiverem razão, mas mostrando carácter e coerência, porém não entrem em lutas que possam perigar a unidade e o progresso do concelho de Vila do Conde”.
Este projeto que agora se reinicia, em memória de meu pai e em prole de Vila do Conde, com um corpo redatorial composto por pessoas com provas dadas ao bem-querer público, nas suas várias vertentes, para além dos que, com a sua mestria, o pretendam fazer, ao que estaremos recetivos, aparece numa primeira fase na internet e posteriormente, se Deus quiser, no papel.
De Vila do Conde para o mundo será o nosso lema, encarando com bairrismo e patriotismo a terra que nos viu nascer, que sempre servimos e que em momento algum nos serviremos dela.
Teremos essencialmente os olhos postos em Vila do Conde, pois sabemos que é na união, na paz, na confraternização e no aproveitamento das qualidades de todos os seus filhos, que a nossa terra se poderá encontrar e marchar confiante para o futuro, pois a sua História, o seu Património, as suas Belezas bem merecem e anima-nos poder continuar.
Renovação aparece, pois, para alegria de muitos e esperemos que para mágoa de ninguém.

Artur Bonfim